sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Jeito democrático de votar ou tentar!

Todo ano de eleição, vemos diversos meios comunicação realizando às apurações como momento significativo, onde assistimos a festa da democracia. No entanto, antes de escolher nossos representantes, seria viável analisar primeiro os maus caminhos e valores que a tão falada democracia assumiu nestes últimos anos.

Nos tempos antigos, o direito ao voto se restringia a uma minoria de proprietários mais conhecidos como coronéis, que se intitulavam como homens bons. Estes mesmos homens eram quem decidiam nos interiores e outros estados ,quem seria os políticos mais importantes e quais as leis eles criariam para uma elite...Tais políticos eram movidos pelas leis da politica de exclusão.

Atingindo anos, e anos atrás, notamos que chegou ao Brasil, algumas ideias erradas das lutas ou melhor revoltas, na qual levou o brasileiro dar suporte a revoltas municipais ou coloniais como acharem melhor dizer. Vimos a luta pela Inconfidência Mineira, um possível governo republicano aparecia como reivindicação. Apesar de sugerir direitos, esqueceram-se de nós dizer quais os deveres na busca pela democracia, tendo em vista que nesta democracia existia muitos preconceitos a começar pela escravidão que ainda vemos mantidas nos dias de hoje.

Em nossa Historia de independência democrática, vemos Muitos senhores barões interessados em manter suas vantagens econômicas e Politicas, sobre nossos estados, trazendo o fim do pacto igual. Desse modo, infelizmente não conseguimos manter no Brasil a instalação do voto censitário, homologado pela nossa primeira constituição!, Estabeleceu a participação política como uma regalia destinada aos privilegiados. .

Foi exigido neste tempo, mesmo com a falta de instituições de ensino a obrigatoriedade do alfabetizado como requisito de escolha para se reeleger um representante politico.

Esta ideia na verdade ser tornou uma maquiagem para somar um sistema eleitoreiro corrupto, aonde eles eram contaminados por algumas alternâncias dos ainda barões da politica que continuariam no poder. Mas o que eles os senhores da politica não esperavam eram o crescimento desordenado de cidades que vieram desestabilizar as ideias e nascer uma revolução que teve como foco maior a ajuda da nação.

Muitos críticos da corrupção eleitoral e da exclusão política, empreendeu manobras políticas que, cristalizaram os seus nomes no poder. Mas graças as constantes lutas contra os poderes totalitários, foi que estes críticos políticos, que foi possível, que as eleições ocorressem mediante o exercício de cidadania de milhares de brasileiros.

Podemos também, observar o desenvolvimento das instituições democráticas em uma fase na qual o desenvolvimento econômico politico nacional caminhava ao lado do agravamento das questões sociais. O aumento da demanda de nossas classes trabalhadoras entrava em choque com o tom populista. Dessa forma, os movimentos sociais e partidários passaram a reivindicar transformações mais significativas.

Foi ai que surgiu um golpe contra a liberdade democrática, redução das liberdades democráticas no país. Neste momento esta nova face politica, fez com que fosse extinta o pluripartidarismo e a instalação de um sistema que fechava qualquer brecha para os oposicionistas.

Passados anos e como disse no começo mais anos, os críticos que eu citei , permitiram a volta das eleições diretas e a livre organização partidária. Víamos a democracia retorna em alguns espaços, e diversos partidos se formaram num tempo em que as demandas da população se avolumavam em um período marcado pela instabilidade econômica e politica . Desta foram, o Brasil experimentava o retorno da democracia sem ainda reconhecer sua importância e significado.

Atualmente, milhares de brasileiros exercem a sua cidadania através do voto.

Ainda se questiona frequentemente, a obrigatoriedade do voto obrigatório para grande parte da população. Ao mesmo tempo, vemos que as ideologias e partidos políticos perdem espaço para o fácil elogio a figuras políticas que se valem mais do carisma do que de uma convicção para angariar o nosso eleitorado.

Será este o fim do analfabeto politico? Será que nossa população resolver acreditar que o Brasil tem jeito?

Fica ai a pergunta e a ideia: será que quem espera pode acreditar que vai acontecer?

Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a politica tem em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário