sábado, 10 de dezembro de 2011

Mensagem do Fernando Pimentel

















Olá amigos,

Faço esse contato para evitar que eventuais ruídos prejudiquem as informações que chegam até vocês. Quando comecei a minha vida pública, nos anos 90, como secretário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, assumi a responsabilidade de prestar toda e qualquer informação à população, a serviço de quem estamos como ocupantes de cargos públicos. Neste momento não posso agir de maneira diferente. Renovo o compromisso de atuar com transparência e tratar, com absoluta franqueza, todos os temas que vêm sendo abordados pela imprensa.

Meu trabalho como consultor na empresa P-21 foi exclusivamente privado. Só abri a consultoria após deixar a prefeitura. E dela me desliguei ao receber o convite para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Entre 2009 e 2010, período em que a P-21 funcionou, não ocupava qualquer cargo público. A empresa não manteve, nestes dois anos, qualquer contrato com os governos municipal, estadual ou federal. Desde a primeira reportagem publicada, no último domingo, optei pelo diálogo franco. Recebi diversos jornalistas aos quais prestei esclarecimentos, adiantei informações e apresentei cópias dos contratos firmados e das notas fiscais. O material comprova de forma inequívoca que houve uma prestação dos serviços e o decorrente recolhimento de impostos.

Os documentos, portanto, são de conhecimento da imprensa. Fala-se em R$ 2 milhões de faturamento. O valor líquido dos serviços prestados, é R$ 1,3 milhão, como expliquei aos jornalistas, depois de pagos os impostos e as despesas de escritório. Feita as contas, isso corresponde, em dois anos, uma média de R$ 50 mil por mês, compatível com o que o meio empresarial paga a executivos e consultores no Brasil.

Minha atividade profissional foi regular e legal ao contrário do que a leitura de reportagens publicadas pode fazer crer. Respeito e valorizo o trabalho da imprensa. Participei da luta democrática pela liberdade de expressão e de acesso à informação. Sei o que é conviver com restrições às liberdades individuais. Neste caso, depois das várias entrevistas que concedi, os documentos que apresentei, e até mesmo as confirmações por parte dos clientes de que os serviços foram prestados ainda não estancaram as falsas suposições. É preciso cautela para que o jogo político não termine por contaminar o livre exercício de um direito. Para que esse direito não seja usado para atingir biografias respeitáveis. Por isso, fiz questão de falar diretamente com vocês. A minha postura será sempre pautada na ética, na verdade e na transparência.

Um abraço,

Fernando Pimentel

4 comentários:

  1. Muito interessante este depoimento.

    Só queria te fazer uma pergunta, voce dono este blog, Quando foi que Cobntagem foi mais ética?
    Pelo pouco que conheço desta cidade, sei que aqui corrupção e iregularidades eram normais no poder público. Tanto é que Concursos para servidores públicos era coisa rara, mesmo aqules que eram feitos, sempre acontecia de ser contratado alguem que de uma forma ou de outra era apadrinhado de algum figurão político.

    A Ética não é o forte de nossa cidade, mas voltar ètica? em qual época esta cidade foi mais ética? nos tempos dos coroneis?

    tomo a liberdade para sugerir que ao invés de se colocar aí nos titulos que Contagem volte a ser ética voce escreva: Contagem comesse a agir com mais ética. Discursar sobre ética é uma coisa, agora tomar uma atitude ética é outra coisa.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo vamos tentar entrar num bom entendimento. Eu melhoro meus textos e você suas ortografia...
    Contagem cidade centenária, o povo começou a entender melhor suas obrigações. O maior sinal disto e mostrar sua cara diferente de outros que escondem no anonimato...

    ResponderExcluir
  3. eu fui autor deste texto aí de cima. Postei como anônimo, pois tive certa dificuldade na conexão. Em momento algum te sugeri melhorar seus textos? Quanto a ortografia foi mais falha de digitação que necessariamente ortográfica. Acontece de as vezes a gente não voltar no texto e corrigir possívies erros de digitação que acabam se tornando erros ortográficos. Vi um outro comentário em que alguem tambem como anonimo criticava a qualidade de seus textos. Eu de minha parte não posso fazer isto, pois não vejo, erro em seus textos, talvez por eu não ser um expert em gramática.
    Eu só questionei voce dizer voltar ética onde nunca esteve.
    Cada dia que passa a gente descobre coisas do arco da velha. Situações que muita gente achava que era normal, e muitos ainda acham.
    Há por parte de antigos políticos, tanto da nossa cidade como de outros lugares, um discurso em favor da ética. Mas estes mesmos quando tiveram oportunidade, não agiram assim.
    O partido dos trabalhadores era apenas um nanico ranzinza, que brigava contra tudo e contra todos. No entanto só conquistou a simpatia da maioria quando mostrou ser igual aos outros, porem com um discurso pela ética. Ao assumir o poder deixou a ética como questão secundária e passou a agir como seus antigos adversários. Hoje os críticos do PT cobram atitude ética do mesmo, mas estes críticos quando tiveram a oportunidade de agir com ética não o fizeram.
    Voltando a falar da nossa cidade. Não acho que a atual administração municipal seja lá um exemplo de lisura e transparencia. Mas será que os antecessores eram?
    Se eram porque aquela queima de documentos quando a prefeita tomou posse? Porque quando fomos na qualidade de cidadão, pergntar como andava o funcionamento das unidades de saúde, fomos impedidos de fazê-lo e os funcionários proíbidos de responder?
    Isto aconteceu na administração do Senhor Ademir Lucas.
    Eu era delegado na conferencia municipal de saúde e fui impedido de manifestar, pois o senhor Galinheiro regia uma equipe que votava sempre a favor da secretária Raquel Von Sucro, e quando ámos dizer qualquer coisa eramos vaiados a mando deste citado senhor. Ele agiu conosco do mesmo modo que Joaquim Roriz fez em Brasíla. Por este motivo 7o delegados se retiraram da conferencia. Ela foi invalidada pelo MP , porem as manobras politicas do senhor Ademir Lucas acabaram legalizando-a.
    Por isto eu disse, quando foi que a administração municipal de Contagem, foi realmente ética?
    Tenho 1001 defeitos e fraquezas, mas tenho memória.

    Obrigado, só te ressalto não fui eu que questionou a qualidade de seus textos.

    ResponderExcluir
  4. Lisnei: Que isto amigo se preocupe não fique tranquilo. Este meu espaço e nosso, e cada um tem o direito de fazer suas ponderações! Eu particularmente agradeço as pessoas que me criticam pois e sinal que tenho que melhorar muito ainda.
    Não se preocupe eu te agradeço sua atenção com meu Blog, e quando achar que tem que criticar, o faça pois estará e me ajudando.
    Abraços de obrigado do amigo doido!!

    ResponderExcluir