sexta-feira, 9 de março de 2012

CONTAGEM, um município democrático? Eis a questão...

CONTAGEM, um município democrático? Eis a questão...

Primeiramente, quero citar o conceito de democracia no Brasil: “democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os CIDADÃOS, direta ou indiretamente, por meio de REPRESENTANTES ELEITOS .

(grifo nosso, Segundo a Wikipédia)

Como um país “democrático”, escolhemos os nossos representantes a cada quatro anos. A cada “nova temporada”, os mesmos políticos aparecem em vários meios de comunicação com propostas para resolver todos os “velhos” problemas do nosso município...

Uma forma de organização política que reconheça a cada um dos membros da comunidade o direito de participar da direção e gestão dos assuntos PÚBLICOS e SOCIAIS!

Vamos falar sobre nossa cidade, Contagem, e o que vem acontecendo nestes últimos meses, meses estes, próximos às eleições municipais.

Vocês acham que estamos realmente sendo representados nesse sistema democrático?

Aparecer na mídia e em palanques pelos bairros, não é muito barato e todo político que se preze, tem um financiador por detrás de sua imagem. Alguém que está investindo muito dinheiro em sua campanha para que ele chegue ao poder. Lembrem-se, em um sistema capitalista como o nosso ninguém dá dinheiro à toa sem receber nada em troca. Começa ai o problema democrático!

Na semana passada, vimos ou melhor lemos, nos meios de comunicações e Redes Sociais várias divulgações, estas que até agora não levou a nada, ou seja, continuam inertes.

A discussão começou com o referido “Plágio”, de um projeto de Lei de um Ex-vereador, hoje Deputado Estadual e pré candidato ao Executivo Municipal de Contagem. O jornal EM fez um estardalhaço e mesmo assim não se chegou a nenhuma veracidade dos fatos!

No dia seguinte alguns membros participantes de Meios Interativos da Internet, distribuíram a “Deus dará” vários vídeos antigos de outros pré candidatos, e que no final se constatou que os fatos eram verídicos mas já resolvidos judicialmente...

Para não ficar para trás, outro meio de comunicação escrito e de grande circulação divulgou a maior das mentiras que se podia ler nos últimos anos. O jornal “HD” simula uma cassação de um pré-candidato o colocando inelegível. E, o pior, a matéria publicada era de 1992 primeiro mandato do pré candidato citado.

Gente, nós cidadãos, assistimos tantas polêmicas distribuídas em desrespeito aos eleitores, e mesmo assim tais situações não foram solucionadas, estão apenas gastando tempo, ou até mesmo tentando ganhar tempo (pois não sabemos ainda o real), além de desperdício de papéis e escritas de historias mentirosas.

Os jornalistas se dão o trabalho de escrever, ou melhor, de darem o famoso CTR-C + CTRL-V , e publicara levianamente assuntos passados, que não é mais de interesse da sociedade contagense, não é nosso foco atualmente. Voltar ao passado seria uma jogada política? Isso ainda veremos, pois como citei, tais ocasiões podem ser para “ganhar tempo” até as eleições.

Os meios de comunicação se basearam em exemplos que não trouxeram nada de bom, nada construtivo e nem constituiu uma melhora em nossa vida! Sei que vivemos numa democracia e podemos calçar a sociedade do direito de relembrarem o que já se passou.

Mas venhamos e convenhamos, e o futuro em que prioridade fica? Qual a nossa perspectiva para com ele daqui uns anos?! Será que conseguiremos encontrar algo que justifique está polarização de ataques do anonimato que vêm se disseminando pela nossa cidade Centenária?

Sabemos que nossa cidade, aos longos dos seus 100 anos, sofreu e está calejada das diferenças sociais do coronelismo que não acaba e principalmente dos políticos que deixaram de ser políticos e hoje voltaram à política, isso é bom ou ruim? Eis a questão de refletir!

Será que nunca vamos acabar com estes Capitalistas que fizeram da nossa política rural uma forma de se profissionalizarem, ludibriando nossos eleitores que ainda se encontram no Analfabetismo Político? Temos o dever de alertar os cidadãos, para que se unam e tentem juntos por uma melhoria em nossa sociedade!

Assistimos de camarote estes profissionais da nossa política, fazendo apenas revisão de textos que ainda não foram citados. As discussões sobre como o Planejamento futuro não ouvimos nem sequer falar, tal ato fica neutro e obscuro perante nós cidadãos, e acredito que nunca iremos ouvir!

Queria tanto poder retornar a casa do povo e relembrar os discursos em prol da defesa da sociedade em todas as suas bases, registrando as diferenças entre o discurso oral e o escrito, que por vários anos esquentou. Principalmente quando a casa era simplesmente dividida em duas partes, de legisladores preocupados em defender os dois lados da situação. Ou seja, tanto a situação administrativa como social, havia total preocupação e dedicação de administrar e superar as situações que agrediam a sociedade!

Para surpresa de todos nós, lamentavelmente a coisa se repetiu! A grande imprensa vem mais uma vez, exibir sua ampla e larga ignorância a respeito do que se faz hoje no mundo Político, no universo da educação, moradia, dignidade da pessoa, social dentre outras bases de direito que estão escritos em nossa Carta Magna!

Jornalistas desinformados abrem e lêem metade de meia página e saem falando coisas que depõem sempre contra a sociedade, que ao final se fossemos analisar, eles mesmos se contradizem por falta de informação, busca pelo real e principalmente pelo desinteresse pela sociedade! E infelizmente está obviamente comprovado que estes jornalistas são prepotentes e convencidos, detentores do absoluto poder da informação.

Ressalto que não são todos, pois não podemos julgar de ampla forma aqueles que trabalham em busca da realidade da situação e correm atrás dos direitos dos cidadãos, estes sim, merecem nossos aplausos e respeito!

Polêmica? Por que polêmica?

Já fiz vários textos que se encontram disponíveis no meu Blog, se avaliados e aprovados isso não vem em questão, e muito menos me importo, pois meu interesse é falar e abordar assuntos como educação, as dificuldades de nossa cidade, saúde e demais temas. Meu tratamento é expor minhas idéias de insatisfação e contrariedade vividas em nossa sociedade, bem, mesmo que estás idéias sejam coisas que somente eu acredite.

Acredito eu, que somente com uma abordagem assim as pessoas possam começar a abrir os olhos para o que tem sido feito, se manifestarem contestarem, e, sobretudo aquilo que desejam e sentem!

Meus textos , artigos, são temas que ao meu ver podem ser útil de alguma forma para as chamadas “classes populares” estas, que acredito que poderão se reconhecer e desviar esse alvo de zombaria e preconceito, pela falta de informação uma vez que as possui. Mesmo as classes menos favorecidas têm o direito de se manifestarem e exigir dos poderes tudo o que foi prometido ou estabelecido, uma vez, que eles também votam e colocam nossos representantes no poder!

Enquanto não nos reconhecermos, não seremos capazes de distribuirmos confianças, e acreditarmos que mesmo polemizando de forma simplória, as coisas ainda são cabíveis de acertos e mudanças... Para haver mudanças, devemos ter a participação de todos!

A principal característica é acreditarmos em terceiros, delegando a eles a condição de nos representar (sejam eles da direita ou da esquerda), colocando em suas mãos nossos direitos e garantias constitucionais. Mas está havendo impossibilidade de ver frutos, perspectiva de mudanças contínuas. Nessas nossas tentativas de discursos terceirizados (nossos representantes) só existe ou pode existir, o masculino e o feminino, uma coisa e certa ou errado e por aí vai.

O mais inusitado para mim, e mais vergonhoso para nossos representantes, é ver os mesmos defensores da suposta “Politica Profissionalizante”, no exato momento em que a defendem, tentar impor regras que a tradição normativa teima em rejeitar imediatamente.

Trago em foco um questionamento que ouvi da boca de um político: “Por que acha um tanto polêmica minha opinião? Por que o senhor acha que não é por ai? E por que uma pessoa que não e leiga no assunto o senhor acha a idéia dele nesta hora bem vinda? Sei que devemos enfrentar o problema. Mas para que um não entendedor tentar ajudar a encontrar o problema trazendo mais problemas ainda?”

Ademais, A legitimidade do regime político é resultado do apoio da opinião pública ao mesmo. A democratização promove o desenvolvimento humano e proporciona condições necessárias para que as pessoas protejam seus interesses privados e busquem incentivos à cooperação para se atingir benefícios mútuos. No entanto, tornar todas essas possibilidades efetivas para a opinião pública reforçar seu apoio à democracia depende do modo como às lideranças irão enfrentar as discriminações.

Tal expansão esta diretamente relacionada, sobretudo com grandes mudanças políticas, especialmente com a extinção de governos corruptos e com o maior comprometimento dos políticos com o desenvolvimento e valores democráticos. Contudo, em um regime democrático tal mudança pode ser alcançada por meio do exercício da cidadania plena! E é isso que todos nós cidadãos esperamos!

Assim termino meu humilde texto, mas com muito conteúdo e sabedoria como cidadão que sou, dizendo que: “Ser polêmico e estar polêmico de uma fórmula única e só, em prol de nossa sociedade”.

Abraços do amigo Ernane de Paula, vulgo Doido

Nenhum comentário:

Postar um comentário