sábado, 31 de março de 2012

POLÍTICA versus POLÍTICOS


Às vezes, aquilo que consideramos evidente na política é o mais difícil de definir.

Algumas pessoas tentam comparara política ao proletariado, a uma exploração na qual transformam e exploram o eleitor reduzindo-o a condição de nada!

Alguns até podem se dar ao luxo de não confundir a política do político, mas outros somente se agregam da idéia enigmática destas duas palavras. Mas o político da política inteligente que se acha encontrar, consegue ter seu preconceito somente, naqueles que somente figuram sua idéia e não ideais.

No período da eleição, políticos invadem a TV, o rádio e as ruelas das favelas mais miseráveis das comunidades mais decadentes e perigosas de qualquer cidade brasileira, levando seus velhos discursos inflamados de demagogia, que levam a população a sonhar com "dias melhores". Dizem, gritam que estão à disposição da comunidade para solucionar quaisquer problemas.

Passadas as eleições e posses tomadas, trancam-se em seus gabinetes no conforto do "ar-condicionado", do cafezinho e da agüinha gelada, protegidos por um batalhão de assessores, inacessíveis àqueles das comunidades paupérrimas que os elegeram.

Os salários, benefícios, mordomias e confortos agregados ao mandato causam um retardamento mental, um torpor cerebral naqueles que há pouco estavam "muito preocupados em melhorar as condições de vida do povo brasileiro", este que apenas lamenta por quatro anos, até que os mesmos políticos irresponsáveis, ou outros, detentores do poder de transformação social, invadam as TVs, rádios e as ruas fétidas das favelas brasileiras com seus batidos discursos de transformação social que, mais uma vez, levarão a população à ilusão.

Infelizmente cada um, tanto eleitorado quanto os políticos somente conseguem compreender a seu modo. Mas o pior e que de tanto tentarmos agregar a política com o político, somos levados até mesmo esquecer o significado profundo das palavras.

A política, como a maioria de nós sabemos é a governação de uma Cidade, Estado ou Nação, e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

Entre os conceitos de “política” e “políticos”, podem haver vários confrontos de interpretação, unindo as duas como a clara e única coisa simples e possível, e que poderia eventualmente aproximar a condição de igual. E que tanto política quanto político, estes do passado ou do presente, onde todos são iguais, não tendo como diferenciar, pois sua forma de administrar é capitalista, mascarada, e enganadora.

Está é a forma dos nosso políticos têm de ludibriar aqueles não conseguem mais distinguir o significado das palavras.

Mas fato é que de uma forma ou de outra, neste processo eleitoral vamos descobrir o que os políticos que não fizeram bem a suas administrações e governos vão receber de seus eleitores nas urnas.

Ressalvo que temos que ter em mente que, a honestidade é o motor da boa convivência, a valia da verdade. Aquele que age dentro dos princípios desta sempre terá consigo o desejo e capacidade de enxergar o que realmente importa não para si, mas para todos. Afinal a honestidade do homem solitário só tem uso no que tange o individual. Já ao homem público esta também se aplica ao coletivo, comunitário, em prol do progresso e bem estar social de sua comunidade. E é isso que esperamos dos políticos que estão em nossa sociedade e irão nos representar nessa nova fase!

Apenas o homem agraciado por Deus com este dom, a honestidade, é capaz de tornar-se o líder ideal. Saber quem é o afortunado detentor de tal dom depende mesmo de conhecer e vislumbrar, honestamente, seus atos, comportamentos e costumes, bem como seus ideais, opiniões e propostas. Isso é que devemos cientificar antes de votar, antes de eleger nossos representantes!

Sei de mim, que “por enquanto” não acredito na renovação de nossos políticos, mas também tenho fé que teremos políticos honestos com as características citadas acima, pois teremos novas “caras” no cenário político de Contagem. Falo isso pois acompanho os passos de cada candidato, tentando perceber suas reais intenções e ideais para com nossa sociedade.

Tomara que eleitorado de Contagem saiba diferencia o político que se transformou num político profissional daqueles que fazem a política certa e desempenham suas funções e papéis de forma honesta e digna!

Ou seja, vamos ordenar os verdadeiros políticos, daqueles que tentam serem políticos!

Por isso deixo um recado: “abram os olhos, mente e consciência políticos de Contagem, pois o povo contagense já está cansado e calejado... Precisamos de políticos honestos, com bases sólidas que façam por nós o papel a que vocês foram delegados”!

Abraços do amigo Ernane de Paula, Vulgo “Doido”


Nenhum comentário:

Postar um comentário