sexta-feira, 16 de março de 2012

Fernando Pimentel. Moral e ética na politica.

Muito vem se falando, e não é de agora, da necessidade de ética na política brasileira. Os fatos recentes da política nacional indicam que esta é uma questão que não pode mais ser adiada. É incrível que tenhamos demorado tanto para exigir ética na política!

O importante agora é que a urgência de “moralizar” o cenário político brasileiro não nos leve a separar a necessidade de ética na política da necessidade de ética na sociedade brasileira. É pouco provável que nossos prefeitos, vereadores, deputados e nossos governantes, nossos funcionários públicos tornem-se exemplos de comportamento ético antes que mudanças éticas comecem a ocorrer também na sociedade brasileira em geral. Ao mesmo tempo, figuras públicas idôneas e éticas reforçam os valores éticos da sociedade.

Hoje em dia os políticos perdem a ética por não conseguirem se dar bem publicamente como outros...tenho lido em vários blogs, tablóides, pessoas a caça do senhor Ministro do Desenvolvimento ,Industria e Comércio Exterior: Fernando Pimentel.

Agora vamos ao início, o que é ética?
Ética pode ser definida como a ciência ou disciplina que se ocupa da conduta humana (social, política, artística etc). Conduta que é sempre e necessariamente orientada por preceitos normativos morais, o que converte a Moral no objeto da Ética.

Já a moral é um fato social. Ocorre na sociedade, corresponde a determinadas necessidades sociais e cumpre um conjunto de funções sociais. O fato da Moral, embora possua um caráter social, não reduz o papel essencial que o indivíduo desempenha nele, visto que a Moral demanda a interiorização das normas e deveres estabelecidos e sancionados pela comunidade de forma
individual.

Em relação à perseguição moral ética ao nosso senhor Ministro Fernando Pimentel: é uma avalanche de tentativas, na qual no final sabemos a resposta: Nenhuma! Pois o mesmo possui uma moral e ética perante à nós cidadãos!

Voltarei à alguns anos atrás... Desde que me entendo por gente, ou melhor, desde o meu primeiro voto como um cidadão democrático, vejo esta disputa antidemocrática por parte de alguns e de outros políticos, e me pergunto:

“Será que eu sei mesmo votar? Minha escolha está certa? Ou o Brasil não vai mudar?”

Não vou enumerar elogios mais ao Ministro Pimentel, pois já o fiz em outros artigos e agora vou tentar entender o que leva uma pessoa querer desqualificar a outra, isso por causa de um poder que não lhe traz estabilidade e sim uma hora momentânea na mídia.

Um Senador veio solicitar ao senado justificativa de trabalhos de consultoria do então ministro Fernando Pimentel. Mas fica a dúvida: “o que o mesmo deseja saber sobre consultoria? Será que ele quer o significado ou quer que o senhor Ministro faça um trabalho para o mesmo?”

Uma coisa não podemos deixar de ressaltar que qualquer político que seja, tem um trabalho paralelo ao de político. Um exemplo é o nosso Deputado Federal Tiririca, ele mantém seu trabalho humorístico e mesmo assim em conjunto com seu trabalho político, e nem por isto ninguém fica lhe pedindo explicação (momento demagogia).

Exemplificando, consultor é um misto de conhecimento, muita informação, empatia, percepção, sintonia interna e empatia, visão sistemática, facilidade de encontrar caminhos e soluções, propensão e arte para a ação, novamente empatia, muito bom senso e muita facilidade de interação pessoal.

Parecer ser simples, mas não e fácil! Este e o trabalho de um consultor (Fernando Pimentel), que nos últimos tempos tentam denegri-lo e não conseguem.
Os políticos tentam há séculos roubarem as cenas um dos outros mas as pessoas nascem com um dom que não adianta uma minoria de classe tentar denegrir quando não é válido o fato .

Agora usam uma palavra comum, que a meu ver passa de mais uma forma desatualizada de FALÁCIAS. Chamar um representante nacional de uma pessoa “blindada” é sinal de desrespeito com o passado de quem quer que seja. Isso é o mesmo de dizer dentro de um país, que se constitui democrático, que não sabíamos e nem sabemos de nada, não assumir que Fernando Pimentel já contribuiu e contribui para a nossa historia! Fingir de cegos!

A Política, por ser um campo de pensamento e prática social que se ocupa da esfera pública, somente assume a plenitude da sua realização por meio da atuação consciente e organizada dos agentes políticos individuais e coletivos (partidos políticos, sindicatos, ONGs, agremiações estudantis etc). Atuação que, como tal, pode ocorrer, tanto por meio de atos espontâneos dos indivíduos ou de grupos sociais, quanto de atividade prática, organizada e consciente de agentes políticos coletivos que se materializa socialmente por meio de projetos, de programas, de estratégias, de métodos e de ação política.

Quando falamos de democracia e ética moral, temos que respeitar. Mas o que mais me deixa indignado é pelo fato de saber que a população é capaz de reeleger uma mesma pessoa novamente ao poder, por acreditar em sua ética, sendo que está balançada perante os cidadãos!

Penso que precisamos neste momento é ensinar aos nosso governantes, o verdadeiro significado do tema ética e moral, que ela seja discutida, nas comissões, nas aberturas de reuniões Ordinárias e Extraordinárias, temos que dar noção de ética/moral/política a estás pessoas, como disse o Jargão,” se dizem nossos representantes por um pais melhor”.

O Brasil deve parar com este costume e comodidade de ouvir esta mídia capitalista, que vende factóides de pessoas para se auto promoverem, e pior, os políticos que fingem fazer algo nada fazem , e , quando fazem é como e somente em cima da mentira dos outros!

Nossos políticos precisam criar mais, fiscalizar profundamente e parar de nos deixarem com vergonha de ter-lhes escolhidos para nos representar...

Bem, já fiz meu desabafo particular, agora voltamos ao que de verdade é meu intuito falar!

Mais uma vez o senado se deu mal contra o Ministro Fernando Pimentel, a proposta de informações sobre o trabalho de consultor, que a imprensa plantou na mídia foi por água abaixo. E novamente, esta historia de Blindagem não passa de mais uma manobra da oposição de desarticular o belo trabalho do Ministro.

Como pude ler num Blog há pouco tempo, o que vem acontecendo com a oposição e um desespero que infelizmente, só os tem colocados fora do jogo político ...
Como eu sempre gosto de frisar AS “FALÁCIAS”, estão sendo postadas facilmente nas mídias, e isto vem simplesmente mostrando uma desmoralização junto a sociedade publica que pode cobrar no processo eleitoral este ano.

Várias foram as articulações apresentadas contra o Ministro Fernando Pimentel, e até agora nenhuma sequer foi comprovada, e o mesmo já se propôs em estar à disposição para responder quaisquer dúvida, tanto para a Câmara Federal quanto para o Senado, porém nada podemos fazer se os requerimentos são indeferidos!

Não adianta manobras, para tentarem a queda do ilustre Ministro Fernando Pimentel, pois a verdade sempre prevalece, e no final o que vemos são chuvas de desmoralização para com a oposição! Este relato, que não é ficção, atinge a questão ética na vida e formação da política. Esse caso parece ocorrer no seio de parte significativa da população. Parece que a ética é discutida e rechaçada até quando não sobra alguma oportunidade de favorecimento pessoal.


A Ética, no âmbito do indivíduo, pode ser identificada como a busca da administração positiva dos desejos e necessidades, da atuação social desalienada, da autonomia em face dos demais indivíduos e das estruturas de poder e do bom trato na convivência social, por meio da razão. Dessa forma, será possível o conhecimento e o reconhecimento do homem (Fernando Pimentel) ; o posicionamento do indivíduo sobre si mesmo, com seus vícios e virtudes; e reconhecer que podemos e que devemos caminhar em direção da liberdade, conquistas e sucesso social!

Abraços do amigo Ernane de Paula, vulgo “doido”

Nenhum comentário:

Postar um comentário