domingo, 18 de março de 2012

ENGANAÇÃO


Enganação! Essa é a palavra-chave que tem pautado o medo de nós eleitores para com nossos políticos municipais...


Qualquer pessoa que entenda pelo menos o básico da nossa política, está acompanhando uma grande enxurrada de denúncias, que nunca sabemos qual a veracidade das mesmas!


Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.


A enganação, sempre foi um medo guinado que acompanhamos por vários representantes LEGISLATIVOS e EXECUTIVO!


É grande exorbitante a mídia que nossos políticos empenham para apresentar-se aos eleitores, e tudo isto somente nas vésperas de processos eleitorais. Passa-se o processo não conseguimos sequer bater em suas portas e encontrar-lhes

Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.


Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.


As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.

Empregar a expressão “Enganação” associada a uma suposta mentira é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.


Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira, e isto tudo o político faz para tentar na luta do voto. Voto este que irar liderará-lo novamente a um novo processo que por sua mágica luta da enganação consegue “Liderar”.


A democracia conduz regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.


Ainda que nossos políticos hoje, políticos que resistem em querer adotar uma metáfora de gosto duvidoso ,e de memória que eles mesmos acham serem enganadora, começam a escutar o chamado incessantemente do povo sofrido e cansado das promessas não cumpridas.


Nossa política baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.


Tem mais. O tema da “Enganação” carrega o potencial de produzir uma sensação de engano em seus diferentes aspectos!


O poder público tenta orientar de uma forma mais neutra tal condições, mas na verdade é uma outra forma de mascarar perigosamente, seu partido e condição de agir em prol de uma escolha própria Partidária.

Ora ,em seu sentido mais coerente ,o termo denota algumas vezes, o sentido de roubalheira, corrupção, apropriação indébita e assalto aos cofres público para o menos entendedor.


Mas fazer o que, se não está na cara de nossos candidatos a cargos políticos, o atestado de bons antecedentes?


Está sim no final de cada mandato, uma denúncia de apropriação privada de patrimônio público, uso de cargo público para enriquecimento privado dentre outros.Alguns no maior descaramento, alegam que o cargo, deslumbra e que ao delegarem pastas são responsáveis por todos os atos de suas administrações, sejam elas legislativas ou executivas!


Poucos dos nossos políticos entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

O certo é que o problema é nosso, pois na verdade quem delega somos nós, quem escolhe nossos representantes somos nós e no final do apagar das luzes: quem paga as contas também somos nós!


Sermos tomados pela enganação e não percebermos, já é a natureza de quem faz a escolha incorreta.


A menos que comecemos a enxergar, que não somente a mídia, mas também nós somos capazes descobrirmos o bloco de destruição, que nossos representantes, vêm fazendo com o poder público municipal, é que conseguiremos mudar nossos sonhos e fazermos um futuro sonhador.


Ter uma sociedade futura de consistência!


Nossos conservadores e que infelizmente começarão a constituírem o problema da democracia conservadora, e esses sim constituirão o principal problema também, da democracia brasileira.


O problema é as pessoas, que parecem esquecer das terríveis promessas que nunca são cumpridas e passam a tratar o problema com a comodidade de todos os processos eleitorais! Sustentar o debate público democrático não é fácil, e nunca será!


Podemos abrir todas as páginas de nossas passagens políticas que sempre iremos chegar no começo.


Pois para se tentar terminar um livro, temos que ter a certeza que esta é a nossa vontade decisiva, para que nossa história, seja terminada a partir das apurações que venham nos convencer, fora isto, eu continuo no meu começo, acreditando que meu fim possa estar próximo.


Passaram-se anos da primeira posse, e a única coisa que mudou foi o nome, o partido, a pessoa. Nossa constituição continua a mesma, não se cria leis públicas para facilitar a vida da sociedade pública.


A única coisa que podemos esperar da opinião pública agora, é um pouco mais de comprometimento com a política de nosso município, que não escolhemos nossos políticos, pela cara bela, pelas promessas mentirosas e fantasiosas, que procuremos nos informar se tais promessas possam ser cumpridas, pois assim quem sabe este pode ser, ou melhor, este é sim um começo para a nossa renovação política!


O problema já sabemos que existe, nossa manobra agora e tentar somar para melhorar, e, para isto acontecer temos que primeiro sermos felizes e acreditar que tudo depende mesmo de nós cidadãos.


As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso.


As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável.


Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.


Abraços do amigo Ernane de Paula ,vulgo “Doido”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário