quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Greve ou oportunismo politico?

Veja como é a vida na hora que menos esperamos e sem nenhuma informação antecipada, vemos todos os meios de informação tanto televisivos, como escritos informarem que a greve começou. Mas é sempre a mesma coisa, greves dos metalúrgicos, greve da saúde e greves dos educadores!

Mas uma coisa eles esquecem de dizer: Milhares de pessoas iram ser prejudicadas pelo ato impensável ou melhor dizendo, mal informado aonde as milhares de pessoas que iram ser afetadas possam se programar. Todos temos ciência que e um direito reivindicar uma melhora, mas nunca prejudicando outros, e o que andamos vendo infelizmente na educação de Minas e isto! Temos exemplos também piores como acontece com a greve dos transportes, que afetam diretamente o trabalhador, que não pode sair de casa por não ter como chegar na empresa.

Gente situações como está deve ser questionadas sempre, pois onde estão as responsabilidades destes profissionais? Como podem deixar seus alunos sem o aprendizado? Me pergunto de verdade e queria uma resposta: para que serve uma greve? O que no real a greve vem a ser uma greve?

A palavra greve vem de uma praça em Paris, (aonde as pessoas que não tinham trabalho se encontravam para que pudessem ser contratadas) diferente do que vemos hoje! Nossas greves sempre acabam prejudicando uns, e beneficiando outros. Exemplo: quando a greve era em prol de melhoras salariais aos funcionários e os sindicatos faziam as reuniões de conciliações tudo se resolvia, mesmo que aos trancos e barrancos mas se resolvia. Hoje não, os sindicatos necessitam de políticos que se aproveitam das greves gerando para si, bônus em negociações!

Todos sabemos que o contato entre parlamentares e executivo e constante e que os mesmo ludibriam os grevistas com palavras bonitas de indignação. Mas se cegam quando os mesmo tem que inaugurar ou divulgar algum projeto imposto ou reivindicado pelos mesmo em beneficio a suas regiões!

Hoje o maior exemplo de aproveitamento e a greve dos professores, aonde parlamentares usam o púlpito da casa, para usarem palavras de poio aos educadores. Mas o que os educadores esquecem de observar que os mesmo foram quem mobilizou as negociações, que chegaram aonde está! Está em lugares algum.

Estamos a 01 ano das eleições de 2012, e novamente vemos a frente parlamentares tomando frente a greve e o resultado qual vai ser? Ou melhor qual sera? Nem eles mesmo sabe.

Porém uma coisa e fato, no final do mês nenhum desembargador, promotor ou juiz vai dizer que a greve e abusiva dos parlamentares, e seus salários estarão depositados normalmente! E o mais interessante: seus nomes estarão circulando normalmente rumo ao processo eleitoral de 2012 ,o que na verdade e o sonho dos mesmo. Ou seja, greve é, sobretudo, um instrumento de pressão dos trabalhadores sobre os empregadores, sejam as empresas ou o Estado, para que suas reivindicações sejam atendidas.

Se as greves de hoje tivesse como foco as greves dos anos 70/80 aonde era feito paralisações em determinada áreas comum um acordo entre empregados e sindicatos e não sobre orientações de políticos aproveitadores. Nestas épocas os sindicatos e que lutavam pela garantia de direitos das categorias..

Muitos vão dizer que nesta época as greves eram sempre vencidas pelos mais fortes e os empregados não eram respondidos. Verdade: porem nunca deixou de ser direito dos grevistas tentarem novamente, e olhem quando se perdia uma greve naquela época, diziam que as greves não eram regulamentadas não existiam leis para elas. Mas os esforços dos sindicalista da época era maior, sem apoio políticos uma vez que os mesmo eram também patrões, reivindicavam novamente as melhorias de salários, condições de trabalho melhor e conquistando assim o direito do trabalhador.

Muito s que não sabe a greve e um direito constituído pe assegurado pela constituição federal de 1988, ou seja não a necessidade de políticos se aproveitarem e dizerem que está ajudando.

Porem com o apoio politico a greve perde e força, uma fez que a greve tem como obrigações manter os serviços essenciais podendo também ser punidos em caso de abusos. Os grevistas de hoje se mobilizam mas será que são informados dos seus deveres? Ou são somente informados dos seus direito? Este e o problema, da participação de parlamentares nas greves de hoje!

A greve hoje não está direcionada apenas hoje nas atividades de melhores condições de trabalho ou salario . Podemos também hoje vermos greve até de fome, o que cá pra nos vem ser uma coisa sub-humana consigo mesmo, o que só traz insatisfação ao próprio grevista....

Vou terminar dizendo que a greve num ponto de vista é um direito assegurado do trabalhador, e se seus sindicatos não estão preparados para tais mobilizações ou reivindicações, não peçam apoios a pessoas que querem se auto promover... Trabalhem em conjunto, ouçam mais seus sócios coperados,pois uma greve se constrói com luta dos trabalhadores e não dos políticos. Lembrem-se os políticos gostam de participar de manifestações.

A greve traz uma pressão muito forte aos trabalhadores, alguns tem suas reivindicações atendidas outros não, pois observa-se uma facilidade em alguns setores em suas reivindicações, isto tudo se da quando as negociações são flexíveis para os dois lados, sem atrapalhar o desenvolvimento das atividades.

Senhores grevistas não estou sendo solidário a nenhum partido, como sempre gosto de frisar: não sou Próton e ne Elétron, eu sou e Neutro, mas como cidadão pai de família, me preocupo com o futuro de minha filha e outros!

Vamos trabalhar a greve com a coletividade do educador e não com os favores do politico, pois eles tem um objetivo muito maior do que simplesmente remunerações melhores para vocês. Suas ações só poderão ser observadas posteriormente, e mesmo assim caso alguém deseja percebe-la, fora isto os abusos infelizmente iram continuar!!

Abraços do sei lá se certo ou se errado, Ernane de Paula, vulgo doido.

Um comentário:

  1. Se vc realmente está preocupado com a situação da educação como pais de família devia ajudar a pressionar o governo para que simplesmente cumpra de forma correta uma lei federal que garante o Piso Salarial Nacional da Educação como Vencimento Básico dentro do plano de carreira já existente e não o que o desgoverno de MG está fazendo, não sou petista, muito pelo contrário, votei no crápula que aí está,pois achei que continuaria seguindo seu antecessor no cumprimento (mínimo que fosse) das leis na educação. se aceitamos apoio dos Deputados da oposição foi porque não temos apoio de pais como vc para cobrar essa atitude do governo. A única defesa que encontramos foi essa, já que MPE ficou do lado de um governo que não cumpre lei e o TJMG também. Com reais fatos da educação alguém dizer que essa greve é politica, no sentido de politicagem, é não conhecer seu próprio estado e nem a situação da educação em MG. Desculpe, mas precisava desabafar depois de ler o que vc escreveu. Nós professores, nos preocupamos sim com a educação e a greve não pegou o governo de surpresa ela já tinha sido avida meses antes da intenção caso as reivindicações não fossem atendidas.

    ResponderExcluir