terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que é orçamento participativo na minha visão

Bem, o orçamento participativo e basicamente um espaço de debates e definições na cidade. A OP serve para aproximar a população e definir para aonde vão os recursos nele aplicado. Ou seja! A comunidade escolhe o que fazer com o dinheiro que será investido, decidindo qual obra que tem prioridade. Todo este investimento vem dos recursos da prefeitura, aonde o intuito e resgatar a cidadania da população da região!

Existe varias as proposta de democracia junto as OPs.

Criação de uma esfera publica
Controle social do município
Participação efetiva;
Processo bem mais regulamentado
Agora o mais difícil e a transparência da administração das OPs!

O Orçamento participativo (OP) é um processo de participação da sociedade na gestão da cidade, baseado na ampliação da transparência, que é muito difícil de enxergar, e do controle sobre a arrecadação e aplicação dos recursos públicos.



Vocês me desculpem, mas não existe este tal de controle não, pois você vota numa determinada obra e provavelmente ela nem vá sair do papel, ou se sair e por um controle desordenado e com acompanhamento somente da iniciativa publica municipal!



A população se reúne em grupos de pessoas, para indicar duas obras e ações. Logo depois e feita a plenária para a escolha da obra a ser executada, os participantes votam nestas duas ações credenciadas para ser dividida em varias prioridades de cada região. Se vão ser aprovadas bem, cada caso e um caso, mas o sistema e basicamente este que tento explicar!





Houve um tempo, em que não se podia discutir politica, ou ideias...Naquela época muitas pessoas diziam e davam recomendações: Não discuta ou fale de politica pois você pode desaparecer. Hoje e um pouco diferente, podemos com firmeza de propósitos e colocações, falarmos quase tudo que der na telha! Ninguém mais se melindra por conta de discussões .



Exemplo disto que digo são as OPs, que era sonho e desejo de muitos , que mesmo concretizado dentro de uma pequena mídia que não existia, se tornou foi mesmo um tormento da enganação alheia.



Bem mesmo eu fingindo que as regras são de utilização civilizadas, aonde todos podem afalar e apresentar seus pensamentos, sempre vou sonhar que as coisas um dia possam mudar, e que nós passamos de grandes sonhadores para grandes realizadores.



Continuemos a acreditar no Orçamento Participativo (OP) pois quem sabe não deixamos de lado o medo de nós expressar ecomeçemos a cobrar mais e devidamente presentes!



Fica aqui mais um texto que vai se saber se esta certo ou errado. Mas FATO é que eu não me engano , e sempre procuro escrever o que sinto, assim como agora expresso meu jeito de entender uma (OP)



Abraços do amigo, Ernane de Paula, vulgo doido

Nenhum comentário:

Postar um comentário