segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MANDATO ITINERANTE UMA FALTA DE INFORMAÇÃO QUERO AJUDAR !

MANDATO ITINERANTE UMA FALTA DE INFORMAÇÃO QUERO AJUDAR !

O QUE é o mandato Itinerante?

Trata-se de mais uma iniciativa de aproximação do mandato com a população. Consiste numa série de reuniões públicas que serão realizadas nas mais diversas comunidades, e regiões do município. Essas reuniões terão por objetivo a discussão dos problemas da população, em como as melhorias a serem prioridades dos locais e a convocação para que os moradores participem da discussão de temas coletivos.

Na verdade a aposta do mandato itinerante e no Protagonismo e no empoderamento das pessoas, ou seja, (a luta pela participação democrática).

Por que do mandato Itinerante?

Esta atividade parlamentar é o contato permanente entre o cidadão e o seu representante. Como nem sempre as pessoas comuns têm a disponibilidade e a possibilidade de serem bem recebidas ou até de irem a Assembleia para dialogar com o seus deputado(ou outros),os mesmos fazem o caminho inverso: leva seu mandato até o cidadão, partido da premissa ( Que seja falsa, que hipoteticamente sejam verdadeira ou outras) de que é um direito do cidadão ser ouvido e influi-lo em atuações daqueles que possam ter elegido!

Na verdade é uma campanha eleitoral antecipada em vários município e regiões de todo o Brasil! É a forma de valorização de seus mandatos, de mostrar uma construção coletiva e de alternâncias para a comunidade...

Na verdade, funciona: pois ninguém pode conhecer melhor seus problemas do que nos mesmos!

Como funciona?

Bem alguns Políticos costumam fazer reuniões a cada 15 dias, outros a cada final de semana, de forma alternada. A avaliação da alternância vai muito do numero em que as demandas são apresentada ao mandato Itinerante, que de certa forma ajuda um Politico a procura de voto.
O mandato Itinerante costuma tratar mais nas regiões aonde o Politico tem sua base bem mais estruturada.

Métodos:

-Realização de pesquisas na comunidade para a identificação de problemas e potencialidades em toda a região.

-Realizações de encontros, com lideranças comunitárias, em associações para debates prévios de cada ponto de potencialidades.

-reuniões nas regiões previamente marcadas pelos Politicos ou pedidos de lideranças ou comunidade.

-O interessante do mandato Itinerante e que administradores públicos podem ser convidados a participarem dos debates, mesmo que sejam marcados por oposições e outras.

- E por fim o intuito do mandato e montar grupos de pessoas da comunidade aonde representam suas regiões e acompanham os rumos em que se estão dando as reuniões diárias, semanais, mensais ou a escolhas.

Abraços do amigo, Ernane de Paula, vulgo doido..


Os: Fica a disposição quem achar que doido está errado, pois isto que entendo de Mandato Itinerante. Claro tenho certeza que meu texto tem fundamento e sem duvida minha pesquisa e baseada em fatos claramente reais e concretos...Sujeito e aceito controvérsias

Um comentário: