sexta-feira, 13 de abril de 2012

DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL

Antes de adentrar ao tema em foco, devemos destacar o conceito de desindustrialização, e como tal vêm afetando o Brasil.

Desindustrialização é um processo de mudança social e econômica causada pela eliminação ou redução da capacidade industrial ou atividade em um país ou região, especialmente a indústria pesada ou indústria transformadora. É um termo oposto de industrialização

Em um conceito mais abrangente, a desindustrialização seria caracterizada como uma situação na qual tanto o emprego industrial como o valor adicionado da indústria se reduzem como proporção do emprego total e do PIB, respectivamente. A desindustrialização não significa, necessariamente, algo danoso e que eventualmente vá empobrecer determinada sociedade. É preciso saber em que circunstâncias ela ocorre.

O que podemos esperar da Oposição que afirma que o Brasil está se envolvendo em um processo de desindustrialização. Tudo mostra a crer que algumas pessoas mal informadas dizem que o aumento das importações se devem aos juros altos, e que este mesmo juros vêm dizimando as indústria brasileira.

O Brasil assistiu, nas três últimas décadas, uma enorme expansão do setor de serviços, que exigiu uso intensivo de mão de obra e alto grau de especialização (empregos de qualidade). Neste contexto, os serviços passaram a gerar mais emprego e renda, apesar da manutenção e até do crescimento da indústria. Houve, nesse caso, um claro processo de desindustrialização, uma vez que o setor industrial perdeu, para os serviços, a condição de atividade dinâmica da economia.

Analisando dessa perspectiva, a ocorrência de desindustrialização não traz maiores consequências para a sociedade, em relação ao emprego, à renda ou ao produto. Os países que passaram por esse processo produzem no estado das artes, têm setor industrial diversificado e articulado, são produtores de tecnologia, sedes de grandes empresas industriais multinacionais, possuem população escolarizada e profissionalmente qualificada e ostentam altos níveis de renda.

O fato de os serviços, a partir de certo momento, terem se tornado o segmento mais dinâmico da economia foi simplesmente consequência de um processo “natural” de sofisticação da sociedade. A desindustrialização, em nenhum momento, a empobreceu, ela apenas torna-se um problema quando ocorre em circunstâncias que ameaçam o crescimento da economia e a diminuição da qualidade de vida da população.

Vemos a imprensa se preocupando em atacar a política brasileira por serem contra a idéia do governo, claro não generalizando pois tem ainda alguns meios da mídia que acompanham a manobra de reconstrução. Muda-se a direção mas não se muda a oposição e sempre a mesma continuidade. E mesmo o menos leigo consegue enxergar que tudo isto é para que a mídia não possa informar o crescimento da economia. Vemos que o investimento em TECNOLOGIA tem sido fundamental no processo de produtividade no Brasil.

A desindustrialização: é um mito. A prova são as significativas parcelas que o setor industrial vem passando em investimento do governo. E nota-se que ate mesmo os próprios noticiários que se encontram contrários as notícias mostram melhores indicadores econômicos.

E para termos um parâmetro dos noticiários econômicos, basta verificarmos a crise internacional de 2009. E todos podemos ver que houve um aumento de importação significante para o Brasil. Podemos dizer que exista uma base um pouco grande na comparação mas é fato que o crescimento pode ser dado como uma recomposição de importação por crise.. Uma outra data que também apresentou um crescimento de importação foi em 2004 ,pois existiu um forte ajuste fiscal que foi muito expressivo das importações.

A demanda Domestica também foi consistente no aquecimento da economia.. O crescimento de produtos importados veio contemplar esta nova oferta doméstica, o que não levou a substituição de produção dos produtos nacionais, oferecidos.

Se por outro lado, mídias e a oposição inventam as dificuldades, nosso empresariado industrial resolvesse preparar para a nova fase que vem chegando. Em pesquisa pude observar que o BRASIL, em 2009 já se encontrava em um patamar quase completo de recuperação no setor industrial. Nesta época o Brasil fez um enorme investimento em maquinário para aumentar a produção... A análise correta diz que, com este investimento, não poderia o país está passando por uma desindustrialização, uma vez que investia no crescimento de mais produção!

O Brasil teve muito apoio de parceiros liberais, isto tudo se deve a política de diversificação que apresentou, e ,nesta parceria o Brasil ainda alcançou muito lugar para que pudesse avançar numa economia quase completa.

Para países como o Brasil, além de deixar de gerar empregos qualificados, a diminuição do peso da indústria cria uma dependência perigosa, uma vez que todos consomem produtos industriais com mais qualidade e em quantidades cada vez maiores. O consumo de produtos industrializados cresce com o crescimento da renda da população. A elasticidade-renda por produtos industriais é superior à elasticidade por produtos primários.

Uma nação, que sem completar seu círculo industrial, vê a indústria de transformação perder espaço para outros setores, principalmente os serviços, pode, em médio prazo, enfrentar graves problemas no setor externo, com crescentes déficits em conta corrente e conviver com reduções na geração e na qualidade dos empregos.

O Brasil tem que parar de depender de outros tipos de estímulos para o crescimento de nossa exportação! Não podemos creditar aos baixos salários a uma política industrial pois assim quem vai ficar minguando somos nós, pois existem muitos países Europeus que são explorados com índice bem menores que os do Brasil.

Se pararmos e procurarmos compreender o Brasil está diversificado, e isto tudo esta nas dependências das vendas de produtos diversificado, pois são setores como os agrícolas que vêm tendo um crescimento significante.

Eu não tenho como dar datas específicas, mas através de pesquisas percebi que o Brasil vem tendo alta na compra de máquinas e equipamentos de alta tecnologia, no qual vem aumentando o faturamento. Nossa Indústria brasileira vem crescendo, com isso os investimentos também crescem e isto só demonstra que o Brasil está caminhando sim para um futuro progressor....

Não sou leigo do assunto, fiz uma pesquisa abrangente, e o que entendi apontei minhas ponderações. Foram pesquisas que aconteceram em anos de política industrial e nestas pesquisas consegui ver que inovações, alimento do mercado interno, e o crescimento, nos levar a entender que tudo isto e o aumento do emprego levando sim a desindustrialização e uma cegueira da mídia e da oposição.. O desenvolvimento brasileiro, converge com a produtiva e ocupacional de qualidade. Nega a desindustrialização requer reafirmar o desenvolvimento sustentado pelo valor agregado industrial e conhecimento. O investimento de tecnologia inovou o investimento educacional exigido...

Algumas questões são apontadas como responsáveis pela desindustrialização, entre elas: excessiva valorização cambial ,altas taxas de juros, estrutura tributária ineficiente, problemas de infra-estrutura, excesso de burocracia , grande vantagem comparativa na produção de bens primários ,acumulação insuficiente de poupança, educação formal insuficiente e baixa qualificação da mão de obra

Os oito pontos elencados têm alto grau de relação entre si: altas taxas de juros contribuem para a valorização cambial. A estrutura tributária ineficiente aumenta os custos dos investimentos que, por isso, exigem taxas de retorno maiores e, quando não possíveis, inviabilizam os projetos industriais. Juros altos, problemas de infra-estrutura, excesso de burocracia e poupança insuficiente também contribuem para reduzir o volume de inversões, que trariam maior dinâmica e crescimento para a economia.

Estancar um processo de desindustrialização precoce, caso seja constatado de fato, é fundamental para a continuidade do crescimento. Todo o esforço despendido ao longo de muitos anos não pode ser freado sem que se corra o risco de um retrocesso econômico e social. Pelo contrário, a indústria deve aumentar a participação no PIB e na geração de empregos. Para isso necessita aumentar a presença na composição do produto nacional, adensando as cadeias produtivas, utilizando mais tecnologia, abrindo novos mercados e competindo no comércio internacional.

O sonho que o Brasil está sonhando quase unanimemente de se tornar uma potência industrializada, um país mais justo e sem miséria, é factível. Essa quase totalidade dos brasileiros tem razões para sonhar. Todavia, há uma barreira que separa este povo de seu sonho. É invisível para quase todos, mas está lá. E uma hora aparecerá.

Por suas dimensões continentais, pelas massas humanas que abriga em seu território imenso e rico em recursos naturais como poucos, o Brasil precisa atingir um patamar de desenvolvimento que, apesar de a maioria não saber, vai ficando cada vez mais distante. Um país como este não pode almejar se tornar o que almeja se não se industrializar.

Pode até se tornar um país de qualidade de vida média aceitável, mas, se não se industrializar, continuará sendo uma nação secundária. Com peso econômico, sim, porém sem condições de, pelo seu gigantismo, ocupar a posição que merece no concerto das nações.

A circunstância da economia brasileira é única na história. Não lhe falta dinheiro, recursos naturais, posição estratégica no cenário mundial, mas lhe falta uma estratégia de desenvolvimento. E é por falta dela que a indústria brasileira está morrendo. O Brasil está se desindustrializando. Esperança temos, mas necessitamos de um urgente desenvolvimento político para que os brasileiros façam a realidade de seus sonhos de ter um Brasil melhor!

Como já dizia um ex-ministro: (Quem tem demanda controla a oferta)

Abraços do amigo Ernane de Paula, vulgo “Doido”

Nenhum comentário:

Postar um comentário