quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades e expressar seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Para ser sustentável, um assentamento ou empreendimento humano, necessita atender a 4 requisitos básicos, ser:

ecologicamente correto;


economicamente viável;


socialmente justo; e


culturalmente aceito.


Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora quanto para o futuro indefinido. Sustentabilidade é:


"suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras

O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adotado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas.


Algumas pessoas hoje, se referem ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento.


"Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.


Em economia, crescimento sustentável consiste no aumento das entradas ou saidas reais que podem ser sustentadas por longos periodos de tempo.


Abraços do amigo Ernane de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário