sexta-feira, 27 de abril de 2012

O que são movimentos sociais?

Bem este conceito de social apresenta um significado mais distinto. Pois concentra demais tipos de ações coletivas que assim a conotam como movimento social!

A intenção é, levantar uma discussão sobre alguns aspectos, e caminhos, para elucidar o termo sem, contudo resolve-lo, pois elucida-lo em certas ambiguidades as questões...

O conceito envolve, à apropriação do significado das lutas sociais pelos pesquisadores, que ajuda a tornar a utilização do conceito bastante propositiva.

O ponto pode se desdobrar dos movimentos sociais o que implica uma sobrevalorização do potencial político dos profissionais sociais, no que diz respeito aos nossos políticos e algumas organizações!

As características dos movimentos sociais contemporâneos têm de seguir uma orientação de ação coletiva, que levam duvidas de umas teorias....

Alguns profissionais sociais, já se apontam como foras deste enquadramento teóricos..

Movimentos sociais, é a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de algo. São compostos pelo povo, normalmente excluídos de algum direito. Os sem-teto lutam por teto, desempregados por trabalho, Sem terra lutam por terras etc.

Porém, as pessoas organizadas em um movimento passam a compreender, que não adianta apenas a sua luta específica. Por isso, normalmente os movimentos sociais tentam convencer a população da importância de sua luta diária.

Normalmente, a pessoa que não tem teto, emprego, terra, educação, acha que é por sua culpa. O que isto vem mostrar a estás pessoas e o seguinte, que isso são direitos, e não privilégios.

O movimento social e para dar aos menos favorecidos, de novo sua identidade, e dignidade.

Os movimentos sociais constroem estruturas, desenvolvem processos, organizam e dominam territórios das mais diversas formas. Os movimentos são formas de organização social e, principalmente, os sociólogos, historiadores e cientistas políticos se dedicam a estudá-los há muito mais tempo!

Movimentos sociais são distinguidos em tipos, por que alguns tem seus objetivos diferentes! São chamados de movimentos culturais, movimentos vagos, que lutam por uma experiência particular...

Movimento social é quando pessoas se unem, de maneira organizada, com o objetivo de procurar soluções para problemas que eles têm em comum.

Abraços do amigo Ernane de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário