terça-feira, 7 de abril de 2009

CULTURA


Folias de Reis se encontram em Contagem.



Bem como muitos não sabiam vai ai uma que já se passou a 01 ano atrás!
Foliões de varias cidades do Estado de Minas gerais se encontraram em Contagem, no dia 13 de janeiro de 2008, no 26° encontro de folia de Reis.
O intuito do encontro e não deixar a cultura morrer. A folia de Reis, terno de reis como e constituído uma das maiores e mais originais festa folclórica do Brasil. A festa em Contagem começa com um grande almoço, que e servido numa escola do município! O almoço e seguido de muita alegria, contando com, músicas danças e apresentações culturais. O evento do ano calculou-se mais ou menos 07 mil pessoas, e pela primeira vez depois de 26 anos contou com a participação, da Secretaria de Educação, Esporte ,Lazer E cultura. Foi pequena a participação da prefeitura, mas foi valida uma fez que abriu a porta de duas escolas, doou algumas medalhas, troféus e o som para festa. A festa folia de Reis e Organizada pelo Sr.José Darci, mais conhecido como Zé Goiano, e uma ajuda de mais de 14 pessoas! A festa folia de Reis e comemorada 06 de Janeiro, pois acontece sempre no segundo Domingo do mês para que muitas pessoas possam participar e outras cidades. Para quem não conhece a história da folia de Reis: e uma festa que lembra o ritual dos Três Reis magos, que vieram do oriente guiados pela estrela que os encaminhou ao local exato aonde Jesus nasceu. Os três Reis magos que são : Baltazar, Melchior e Gaspar.
AS DOAÇÕES: Começa no dia 01 de janeiro no primeiro dia do ano, o encontro da folia de Reis de Contagem, que saem pelo município arrecadando as doações e agradecendo. Esta maratona percorre 06 dias, aonde no 06 dia acontece a festa e o final da festa e na igreja de Santo Reis, que fica localizada no bairro Industrial. Zé Goiano lembra que as doações são repassadas as instituições de caridade do município, como asilo, creches ou associações. Zé Goiano sempre frisou que neste encontro o que mais lhe importa e ajudar que os valores particulares nunca são lembrados. Goiano disse que mesmo não sendo obrigação o ritual da esmola já faz parte! Neste ritual tem uma parte das canções que diz o seguinte: aqui está meus Santos Reis/ Com sua nobre Folia/ Vem pede esmola/ Mas sua esmola/Para o festejo do seu dia. Está estrofe da musica significa que o Santo somente quer entender qual pessoa que doa de coração.

A CONTINUAÇÃO: Zé Goiano, hoje com 66 anos tem somente uma preocupação, e fazer com a cultura continue e mantenha viva a festa com ele fez apreendendo com seus pais. O que mais chama a atenção de Zé e que as pessoas que participam são mais idosos e jovens, que pela sua visão são poucos ou nenhum que sabem desta festa. Zé Goiano trabalhou na Casa de Cultura, e fica sempre explicando aos alunos de escola o que e a Folia De Reis! Zé se preocupa que quando ele não mais estiver entre os vivos a Folia morra junto com ele; Zé e presidente da Folia De Reis em Minas Gerais, com sede na Serraria Sousa Pinto. Ele lembra que e necessário um investimento nesta cultura, pois e uma tradição do estado! Em 1982 Zé realizou o primeiro encontro com 03 grupos, aonde hoje ele conseguiu manter o encontro em contagem: Mas ele lamenta que infelizmente lutar só não adianta pois tem que haver um incentivo uma vez que a cultura não em nenhuma iniciativa. A Folia de Reis veio para contagem em 1965, vindo da cidade de Piedade dos Gerais, cidade aonde nasceu minha família: E a família de doido, e por isto achei interessante fazer esta postagem, pois a Folia de Reis e hoje em contagem e a maior de Contagem e reconhecida em toda a Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário