terça-feira, 7 de abril de 2009

VIVISÃO BRASILIS.


DO FUNDO DO BAÚ!!!!!!!!

DOIS BRASIS EM CONFRONTO.

De onde menos se espera daí é que não sai nada.
A frase, do jornalista e humorista Apparicio Torelly, o Barão de Itararé, deve descrever com perfeição o comportamento do senado brasileiro . A absolvição do presidente do senado Renan Calheiros, acusado de quebra de decoro parlamentar,só Poe ser entendida a luz da máxima do Barão de Itararé. Numa votação secreta e viciada, o plenário do senado resolveu ignorar a pressão da sociedade e a força das evidências apresentadas contra Renan.
A votação foi um choque negativo no combate a impunidade no Brasil. Os senadores agiram de modo mesquinho e corporativo, na calada da tarde, os rumos do Brasil foram definidos num cenário de trevas, bem longe dos idéias democráticos. No plenário, apenas 35 senadores votaram contra Renan. Há, portanto, 11 mentirosos ocupando cadeiras no senado, uma das instituições mais relevante da Republica.
Simplesmente não existe democracia sem senado, para lembrar a célebre frase do estadista inglês Winston Churchill, a democracia é o pior de todos os sistemas, exceto todos os outros. O choque negativo que vem do senado contrasta extraordinariamente com o recente choque positivo oriundo do supremo tribunal federal. Para a sociedade, tal ação foi um alento, um sinal de que é possível combater a corrupção e imaginar um Brasil mais transparente e ético em matéria de política. O senado não poderia ter-se portado deforma mais nociva, Os senadores que absorveram Renan, deram aos brasileiros um exemplo chocante de complacência, tolerância e permissividade diante da ética - para dizer menos. De um lado, um Brasil A,que quer avançar, se modernizar,sair da periferia rumo ao centro do mundo. Do outro, um Brasil B,atrasado, representado pelo mensaleiros,pelos senadores mentirosos e por todos aqueles que se aproximam d política e da coisa publica com o fito de extrair benefícios para si mesmo ou apena para grupos que representam e não o pais. Qual deles triunfará é uma questão fascinante, lutar toda semana em um papel de todos os minutos em sua versão na vitoria do primeiro Brasil o A.


E AGORA?

A ultima pesquisa dos eleitores brasileiros nas instituições políticas representativas mostrou um descrédito recorde nos partidos e no congresso nacional. O efeito mais provável da absolvição de Renan Calheiros deverá ser um aumento nesse índice da desconfiança, segundo a maioria dos cientistas políticos, ao longo prazo um efeito mais nocivo poderia ser até a erosão na crença na democracia como melhor regime de governo. A pior conseqüência de todas é a descrença do povo nas instituições e na excelência do regime democrático, num horizonte mais curto, ainda há uma série de interrogações sobre como o congresso e o senado funcionará daqui para frente. Por isto os partidos do governo e da oposição articulam uma fusão das duas outras investigações para acelera os processos. O governo da sinais de que vai agir com cautela e dará tempo para verse o clima no senado desanuvia, se até La,começarem a surgir sinais de que a votação deles esta em risco,é provável que o planalto retome a pressão para Renan se afastar.


RENAN O TEATRO.


No vale tudo, luta criada para divertir as massas, as regras são substituídas por goles circenses. Quase um pastelão no ringue, que o Brasil não e um pais serio, já se desconfia. Graças a novela protagonizada por Renan, com suas mulheres, seus laranjas,suas vacas,suas terras,seus fantasmas e amigos dentro e fora do senado, fomos removidos ao pais do vale-tudo. Espectadores indignados pediram a extinção do senado,a casa que patrocinou o espetáculo.
Olhando de fora, as cenas são de novela mexicana, não tem sofisticação nem sutileza do teatro do absurdo. Senadores posando de repórteres secretos? Deputados trocando socos e pontapés com seguranças do senado para fazer valer liminar do supremo e assistir a sessão? Nosso congressista mais interno, Fernando Gabreira, dando socos e beijos no vice-presidente do senado, Tião Viana? Senadores mentindo com a maior desfaçatez sobre seu vôo em entrevista? Aloizio Mercadante, líder do governo no senado,comandando as abstenções e depois pedindo a renuncia do acusado?
Renan comovido com a vitoria da democracia agradecendo ao presidente LULA durante o calvário e prometendo corresponder aos anseios da população e do governo? LULA passeando de carruagem em países escandinavos? Aliados pressionando o presidente do senado a tirar licença com remuneração total paga por mim, por você por todos nós? Tem de ter fé.

SENADORES INVISIVEIS !


A coisa mais grave no episodio Renan não é sua absolvição, mas a maneira como ocorreu o processo, a decisão foi tomada numa sessão fechada,por meio de voto secreto, os
senadores, mesmo aqueles que votaram pela cassação, por um instante tornaram-se invisíveis para a sociedade que os elegeu. Ninguém sabe como cada senador efetivamente votou. Essa invisibilidade feriu dois princípios básicos da democracia. Primeiro é que os representantes devem decidir os destinos da coletividade de forma publica, além disso, como o povo é o verdadeiro soberano no regime democrático, os políticos precisam prestar contas ao eleitorado que os escolheu. Tal dia poderá ser conhecido no futuro como a triste historia dos senadores invisíveis, como uma ópera, a invisibilidade dessa historia pode ser contada em três atos. O senador Renan parou o senado por 120 dias, e as denuncias não paravam de chover sobre a cabeça do presidente da casa, que respondia a elas de uma forma num dia,para ser pego de surpresa na manhã seguinte,com revelação de novos fatos. Nunca uma investigação de um presidente do senado tinha sido tão profunda e não há duvida deque os cargos já fora ocupado por políticos iguais, ou até piores, que os enfrentados por Renan. A democracia brasileira coloca muito mais holofotes sobre os políticos. A transparência e a obrigação de prestar contas aos representados se tornam viáveis de toda a historia,na hora da eleição,os políticos procuram obstina mente a população,lutando para não ficar invisíveis. O destino de um de seus pares, os senadores se esconderam como se estivessem numa caverna escura, bem distante dos cidadãos. Ninguém sabe quem votou em que, mais difícil ainda é saber quais foram os motivos que levaram a decisão final.
Renan fez chantagens contra vários colega, a estratégia intimidadora do presidente da casa dizia: Há mais Renan aqui do que eu, vocês querem que eu revele este segredo?
O grande fina Le do segundo ato foi a absolvição de Renan,a maioria dos senadores não sabia explicar o que houve! Acordo com o governo: o manda todo presidente do senado seria mantido, mas ele entraria em licença caso sua presença atrapalhasse a votação da CPMF.
Mas esses político terão de passar por novas eleições, e ai será a hora de elegermos apenas aqueles que se comprometerem a lutar contra qualquer tipo de votação secreta no legislativo, Só ficara na memória o dia em que aconteceu a triste historia dos senadores invisíveis,

Nenhum comentário:

Postar um comentário