terça-feira, 7 de abril de 2009

POLITCA NACIONAL 03


GESTÃO É O QUE FALTA?


O presidente LULA defende contratar mais funcionários públicos, mas a questão é melhora Ra eficiência.
Ao rejeitar a medida provisória que cria a secretaria de planejamento de longo prazo,o senado cortou 660 cargos de confiança no governo federal. Mesmo assim, é recorde histórico o numero de cargos de confiança sob a administração direta do governo federal. Ao todo, são hoje 21.100 contra 17.500 em 2003, no inicio do governo o presidente LULA acumulava outros índice de crescimento da maquina federal.
O presidente LULA defendeu seu retrospecto no governo, ao dizer que é preciso contratar mais gente, mais qualidade e mais bem remunerada. Dois dias depois, a ministra-chefe da casa civil, Dilma Rousseff, atacou o termo choque de gestão, usado pelo PSDB, e chamou-o de conceito propagandístico. LULA errou ao defender a contratação demais funcionários, o presidente escolheu um cenário apropriado para fazer suas declarações: Importantes centros de pesquisas do pais na área de saúde publica, a Fiocruz é um bom exemplo de órgão publico onde falta pessoal e se remunera mal a competência técnica.

A DECLARAÇÃO DO: Presidente LULA sugere porem uma perigosa simplificação: que a simples contratação demais funcionários possa solucionar a precariedade dos serviços públicos. Na vida real, os 37 ministérios hoje existem no governo demonstram o contrario. O Brasil tem um numero de ministros muito maior que a maior parte dos países da America Latina e da Europa.
A estrutura gigantesca de ministérios não evitou o fracasso de duas bandeiras da campanha de LULA em 2002: O programa Fome Zero, depois incorporado pelo Bolsa Família, e o primeiro Emprego, que pretendia criar 1 milhão de vagas para jovens no mercado de Trabalho.
O Brasil precisa de um estado mais eficiente um estado maior, o governo federal sequer tem um mapa do serviço publico com os setores onde faltam funcionários. Só agora alguns setores do governo LULA parecem ter desesperados para a necessidade de adotar esse tipo de gestão publica.No Brasil há exemplos de estados que tiveram maior preocupação em modernizar a gestão publica. Um deles,citados por especialistas como modelo e o estado de MINAS GERAIS, o governador criou a figura do empreendedor,são agora 47 profissionais contratados na iniciativa privada, com salários de mercado, para tocar projetos específicos, isso é mais importante para o pais que continuar infrutífera disputa política entre petistas e tucanos.



O BRASIL ESTÁ FICNDO MELHOR.

O STF dificultou o troca-troca de partidos que costuma acontecer no congresso e nas demais legislaturas ao sabor dos interesses pessoais de deputados e vereadores, reduz o valor do voto dos eleitores e enfraquece a representatividade de nossa democracia. A decisão do STF é um passo decisivo para tornar nossos partidos mais sólidos, e isso deve ser comemorado!
Outro fato a celebrar é estarmos mais consciente do que devemos fazer para reduzir nossa contribuição ao aquecimento global. O Brasil é um dos países do mundo que fazem o uso mais limpo da energia, também tem um dos maios inovadores programas de combustíveis alternativos, se conseguíssemos reduzir o desmatamento de nossas florestas deixaríamos a vergonhosa posição d quarto maior poluidor do planeta. Ainda não se sabe se esse plano pode dar certo, mas ele e a decisão do STF mostram um Brasil disposto a enfrentar seus problemas um Brasil melhor.


FALTA NO GOVERNO!

LULA explicou o que e choque de gestão, a ministra Dilma, reabilitou o empresário shumpeteriano e a bolsa de valores no dia seguinte subiu,parecendo ignorar a suposta crise das hipotecas americanas e oferecendo uma indicação de que as referidas autoridades estão cobertas de razão ou então deque essas idéias erradas ou muito erradas não tem mesmo a menor importância.
O capitalismo venceu, e o socialismo foi uma catástrofe, ao contrario do que dizem os livros didáticos que o governo distribuiu. As autoridades parecem sempre equilibrar entre um passado idealizador, um futuro do pretérito e um presente de onde não a escapar. Pelo contrario alinham-se ao choque de gestão,a eficiência da maquina publica, ao capitalismo e as empresas,com efeito o significado das palavras tem a ver com os usos e costumes do passado. O verbete clientelismo, por exemplo, caiu em de uso, de tal sorte que todos os atos antigamente pertinentes a essa acepção passam a ser designados, como choque de gestão.Não e simples te uma burguesia nacional, é louvável o genuíno empenho em compreender o admirável mundo novo,embora com as ferramentas erradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário