terça-feira, 7 de abril de 2009

POLITICA NACIONAL


A TE TU COLLOR VENCE O PT!

E galera Fernando Collor de Melo e chamado de novo de presidente! Isto tudo depois de vencer a candidata Ideli Salvati do PT.
O cargo não e tão importante como o do planalto, mas depois de 20 anos Collor vence o PT, numa disputa de cargo da comissão de infraestrutura, no qual Collor vai dirigir uma comissão na qual passa a discussão dos projetos Brasileiros.
Collor superou a Petista com 13 votos a 10 votos. É o mais interessante e que o voto era secreto! A eleição quebrou duas tradições no senado: Primeira- O acordo das comissões permanentes. Segundo- Obedecer a distribuição nas bancadas de cargos, e tudo isto foi articulado por ninguém mais que Renan Calheiros, que traiu a petista Ideli, que lutou para que ele não fosse cassado. Como já havia anunciado a candidatura de Ideli,o PT caberia o cargo, mas Collor e o PTB se recusaram a ceder. Mesmo PT e PTB conversado até o inicio da sessão, o PT não conseguiu nada, pois Collor foi irredutível, pois ele sabia que com uma margem pequena a vitoria era certa.
E agora PT, até o ex- presidente do impecheman venceu, quem mais vai.

PROVOCAÇÕES:

O discurso de Collor mexeu com a bancada do PT, ao dizer que Ideli cisma para dentro!
Isto levou a bancada achar que estava sendo xingada pelo Collor. Collor disse ser um elogio, a expressão quer dizer agregar, mas voltou atrás. O presidente do PSDB, disse que espera que Collor, não tire uma nova licença, pois nos últimos anos ele não tem passado por aqui! Isto tudo por que ele ficou 08 meses sob alegação de organizar o PTB, nas suas bases. O petista Mercadante criticou a aliança sem nexo e que feriu o direito democrático do PT em assumir e de presidir a comissão. Collor reagiu repelindo Mercadante o mandandoele procurar saber onde achar espúria, uma vez que o senador tem que medir palavras de respeito aos seus amigos senadores.


COM TODA FORÇA:

Depois de quase perder o mandato, Rena Calheiros líder do PMDB, articula a vitoria de Collor, vencendo PT e PSDB. Foi Renan que patrocinou a candidatura de Collor a presidência da comissão, impondo a derrota ao PT. Após sua renuncia da presidência do senado, Renan volta a ser um dos homens mais importante do senado e já chegando cobrando faturas de seus antigos desafetos. Collor queria disputar uma outra comissão,mas desistiu a não disputar por que esta comissão já tinha um candidato forte,que é Eduardo Azeredo.
Renan aconselhou Collor na comissão de infraestrutura que era mais viável. Não foi uma escolha atoa, e que meses atrás o PT já havia se manifestado interesse no cargo, assim Renan poderia montar um confronto, e o fez. Escolheu a dedo os integrantes do partido na comissão e cedeu ao DEM, a vice- presidência do colegiado para assegurar os votos.O cargo foi para Elizeu Resende. O DEM deu muitos votos a Collor apesar de ter liberado sua bancada! Renan apontou a fragilidade governista no senado. A maioria depende deles como aliados, como todos nós sabemos Renan adora ter algo na manga para atacar na hora de conversar com o planalto e agora ele tem.


O TROCO:

Renan viveu um dos piores momentos políticos da sua vida em 2007, acusado de usar um lobista para pagar a pensão alimentícia de sua filha, teve que renunciar a presidência do senado para não ser cassado. Julgado quase perdeu seu mandato: não satisfeito guardou a sete chaves seus desafetos, e agora deu um xeque-mate vingando-se deles.
O primeiro foi Tião Viana, que assumiu o cargo no lugar de Renan e acelerou o processo contra ele. Em fevereiro Renan articulou a vitoria de Sarney a presidência do senado. Agora foi Mercadante, que ao invés de ajudá-lo em 2007 ficou de fora, quando Renan esperava seu apoio. Mercadante hoje e líder do PT, e conheceu a ira de Renan, que articulou a vitoria de Collor na comissão. E olha que foi só o começo, pois Renan também agarrou o PSDB como inimigo,pois no episodio perderam para Renan, e olha que foram uma das bancadas que pediram sua cassação.

TODO MUNDO TENTOU:

Todo planalto tentou impedir a candidatura de Collor mas foi em vão. O planalto já via a vitoria de Collor com maus olhos, e assim tentaram ver se Ideli desistisse. O planalto ofereceu a ela a liderança do congresso mas ela não aceitou. Mercadante tentou pedir ajuda a LULA, ma ele preferiu não se envolver,deixando para o ministro Jose Mucio, articular com seu partido a desistência de Collor, uma vez que ele que é o articulador do governo par evitar estes confrontos. Mas os esforços não ajudaram, pois o PTB tinha apoio do DEM e PMDB, assim asseguravam a vitoria. Não adiantou mais uma vez o PT perdeu com articulação de uma bancada que já está com eles a muito tempo.


DIVISÃO:


Para LULA, em sua administração só o senado é uma preocupação! LULA não tem votos suficientes na casa para aprovar suas emendas, e corre risco até em questões absolutas.
O que se sabe e que seqüelas iram surgir diz Mercadantes. O governo se preocupa com os danos. Jose Mucio disse acreditar, que Collor trabalhará com a ministra Dilma, pré-candidata do PT a sucessão de LULA. [Com sua experiência ele a frente da comissão de infraestrutura em conjunto com Dilma por causa do crescimento do PAC os dois vam dar certo]..............................SERÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário