terça-feira, 7 de abril de 2009

GIRO NACIONAL.


MINAS PREOCULPA RICARDO BERZOINI

A crise no PT mineiro- de vota à tona na semana passada, depois de declarações de Pimentel que atingiram em Che o ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias- já é uma preocupação para a cúpula petista em Brasília hehehehe.
A recomendação para Pimentel e Patrus, como postulantes a vaga de candidato à sucessão do governo de Minas Gerais, e evitar os atritos em públicos.
O clima bélico entre os dois pode acabar com a chance de os petistas chegarem ao Palácio do Planalto em 2010 . Pimentel, que em entrevista a uma revista na semana passada disse existir em Minas um setorzinho Xiita do PT, no qual incluiu os ministros Patrus e Luiz Dulci(secretário-geral da presidência) Isto tudo por causa da polêmica entre a aliança de PT e PSDB, na campanha de Lacerda(PSB) a prefeitura de BH.
O prefeito Marcio Lacerda, Patrus Ananias, e Luiz Dulci evitou responder a Pimentel.
E tarefa dos comprometidos com o projeto do PT evitar declarações agressivas a membros do partido e procurar valorizar mais o que é convergente do que e divergente, afirmou.
O PT mineiro precisa pensar em construir um projeto comum de governo.
Para o PT disputar com chances o governo de Minas Gerais, precisamos ter o partido unido e suas principais lideranças com muito juízo, reforçou. Ainda segundo Berzoini, Pimentel entrou em assuntos que não deveriam ser tratados em públicos, antes de serem debatidas pelo partido. Pimentel afirmou que a candidatura da Ministra Da Casa Civil Dilma Rousseff, é a única alternativa do presidente LULA. Como reflexo, o encontro estadual petista realizado nesse fim de semana na capital foi esvaziado, sem presença de Dilma, que enviou apenas um vídeo de boas-vindas aos prefeitos e vereadores eleitos.

CARGOS.

Interlocutores de Pimentel, que até então davam como certa sua ida para Brasília,dizem ainda aguarda um posicionamento do presidente LULA para depois do carnaval.Trabalhamos para que ele possa estar em algum ministério quede desta que, Vamos continuar com esse trabalho para construir a candidatura dele ao governo, disse um de seus aliados.
Virgilio Guimarães, outro apoiador, afirmou que o ideal seria que Pimentel não fosse para um ministério, pois ocuparia o cargo de forma temporária, e sugeriu uma nova alternativa. Acho que ele deveria assumir uma tarefa de curto prazo, algo relacionado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Minas.

ESCLARECIDO:

Brasil não é Alemanha ou frança pilares do acordo de integração econômica na Europa nem o real reúne os atributos que fizeram do marco alemão a grande âncora do euro. Mas a crise externa abriu a oportunidade de acelerar a aderência entre as economias da America do Sul, e o governo LULA quer aproveitá-la à margem do dólar.
A questão é o que fazer sem implicar ônus à sociedade brasileira e temor de imperialismo a países em fase de reafirmação nacional e dependentes da exportação de commodities ou com base , como Chile, a mais bem sucedida da região, ou sucateada, caso da Argentina o maior parceiro do Brasil. E sim, de ideologia inspiradas por uma noção vaga de solidariedade pan- Americana, ou bolivariana, a expressão do venezuelano Hugo Chaves para cunhar a esquerda Nacionalista.
PETROBRAS CONTRARIADA!

O governo LULA contrariou a Petrobras, que queria agir para preservar seus interesses
lesados pelo presidente Evo Morales, ao expropriar de modo unilateral investimentos feitos na Bolívia. Todos perderam o Brasil, que arcou o prejuízo, a Bolívia, que se privou da seriedade de seus compromissos contratuais.
É o que fez o presidente do Equador, Rafael Corrêa,enxota a empreiteira Odebrecht do pais, recusando arbitragem independente- um recurso ao qual a empresa foi sutilmente desaconselhada a recorrer.

QUEM E QUE NECESSITA DE QUEM.

Brasil exportaria em reais e importaria em bolivianos, preços Argentinos, ou vice-versa. Tais moedas, extra a relação cambial, não a têm nenhuma liquidez nem a segurança do real. O Brasil é o potencial regional- um dado objetivo que não pode ser sublimado, não precisa ser dito, mas a verdade é que os vizinhos precisam mais do ativismo do Brasil que o contrario.


BENEMERÊNCIA.

LULA acredita que o Brasil tem obrigações de ajudar os países mais fracos. Só que tudo é às claras, a ajuda é debatida no Parlamento e lançada no orçamento de receitas e despesas do pais.


INTEGREÇÃO!

A política externa é como feudo do executivo, como LULA fez em várias ocasiões,e FHC também fizera, subtraindo autonomia do legislador, já que a recusa de um ato desses criaria um contencioso som o pais beneficiado.
O BNDES financia a venda de bens e serviços brasileiros em reis. O Banco central do Brasil faz acordo de troca em reais pela moeda do vizinho dando liquidez ao intercambio, E a moeda acumulada pelo BC paga as importações do parceiro. A âncora cambial, porém, é o real, sem favorecimento.

PACOTE DOS EUA, BRASIL SE ARMA!

O governo brasileiro vai reagir em duas esferas contra a guinada protecionista dos Estados Unidos, expressa no dispositivo BUY AMERICAN (Compre Produtos Americanos) do pacote de estimulo a economia.
O presidente LULA vai se queixar da medida em sua primeira conversa amistosa e cordial,em WASHINGTON,com o presidente BARAK OBAMA. LULA deverá elevar o seu tom critico à saída protecionista para a crise diante dos lideres do G-20, segundo o ministro Celso Amorim. Setores internos do ministério, as embaixadas brasileiras em Washington e Genebra e outras áreas do governo preparam estudos técnicos e jurídicos para sustentar o caso, sob o comando de Celso Amorim.
Este não é tema para a confrontação, mas de uma saída comum para esta crise, o fornecimento de insumos do setor siderúrgicos e de manufaturados para obras públicas apenas a empresa nacionais ou de países com os quais os EUA tenham acordos específicos- os europeus, o Canadá e o México. Esse não é o melhor dos sinais, resumiu Amorim.


ACM NETO QUER SABER COMO DEPUTADO FICOU FAMOSO COM O CASTELO!!!!


Moreira terá de explicar:
Será aberto inquérito sobre supostas irregularidades cometido pelo deputado Edmar Moreira: o corregedor da câmara ACM, afirmou que pretende ouvir colegas parlamentares ainda nesta semana. Empresário do ramo de vigilância, Moreira usou R$144 mil, de um total de R$ 180 mil disponibilizados nos últimos 12 meses em verba indenizatória,para pagar por serviços de segurança privada. Até agora o deputado mineiro não informou os motivos da contratação dos serviços. A duvida e sobre se os recursos foram destinados ao pagamento da própria empresa ou para uma firma subcontratada.
O sinal verde para a investigação sobre Moreira foi dado pelo presidente da câmara, Michel Temer, que assinou requerimento encaminhado à corregedoria. A cúpula do PSOL, informou, no pedido apresentado à presidência da câmara, que, se houver comprovação de irregularidade na prestação de contas,ganha força a tese de um processo por quebra de decoro parlamentar. A mesa diretora não quer dar qualquer brecha para ser acusada de personalizar a investida contra Edmar. A mesa diretoria reúne hoje para discutir também a proposta do primeiro-secretario, Rafael Guerra,sobre dar publicidade as notas fiscais apresentadas pelos deputados na verba indenizatória.


DECLARAÇÕES BOMBARDEADAS.

Dono de um castelo suntuoso no interior de Minas Gerais,o deputado Edmar Moreira viu sua situação de teriroa-se rapidamente.Eleito segundo vice- presidente da casa, responsável pela corregedoria, ele sustentou que a câmara era incapaz de julgar casos de quebra de decoro parlamentar. A declaração veio carregada de polêmica pelo trabalho que ele realizou no conselho de ética, na época do mensalão, quando mais absolveu do que condenou os colegas.
O DEM, então, viu nas palavras do filiado uma maneira difratá-lo para forçá-lo a renuncia,o que acabou ocorrendo menos de uma semana depois da eleição.

VISTA GROSSA DO PMDB!

O comando nacional do PMDB desistiu de realizar ontem uma reunião de emergência para, avaliar as repercussões da entrevista do senador Jarbas Vasconcelos a uma revista, na qual afirma que o PMDB é um partido sem bandeira,sem propostas nem norte e a maioria dos seus integrantes quer mesmo é a corrupção. Para a cúpula, o senador não aponta nenhum fato concreto que fundamente suas declarações.
O tom da nota deixa clara que eles não vão me expulsar, avaliou o senador. Fontes do PMDB afirmaram que o partido está avaliando as declarações do senador e considera que ele possa estar querendo sair. Jarbas descarta deixar a legenda.
Há uma articulação intensa para que os senadores encaminhem um requerimento a executiva solicitando a expulsão de Jarbas. O objetivo é abrir um processo interno contra Jarbas com o argumento de que ele teria tornado sua permanência na legenda insustentável. Quem deverá comandar as articulações e o líder do PMDB no senado , Renan Calheiros.

ENFRAQUECIMENTO!

Paralelamente, os lideres do PMDB articulam o enfraquecimento político de Jarbas em Pernambuco. José Mucio Monteiro. Peemedebistas afirmaram que, com o enfraquecimento político de Jarbas, que ficaram sem sustentação dos partido, o incentivo regional será canalizado para Mucio. O senador classificou de estafúrdia e ridicula a versão de que teria concedido a entrevista criticando o partido com o objetivo de ser expulso da legenda.

REPÚDIO, MAS SEM PUNIÇÃO:

O presidente nacional do PMDB e da câmara, Michel Temer, repudiou as criticas feitas por Jarbas contra o partido. Ele disse que está à disposição para dialogar com o ex-governador. Temer reiterou ainda que não Dara relevo s declarações a imprensa, quero reiterar aquilo que a executiva nacional divulgou por meio de nota.
Segundo Temer, as informações de Jarbas foram genéricas e não precisas, quando ele tratou sobre corrupção e diversos de conduta no partido, por isso, o comando da legenda não pretende investigar as acusações do senador.

DEFESA!!!!!!

O senador Pedro Simon,.saiu em defesa do senador Jarbas, e afirmou que Jarbas,como um dos fundadores do partido, tem autoridade para criticar atos da legenda com os quais não esta de acordo. Mas acho que ninguém vai querer quicé fala e tudo o que sabe, o Jarbas, como eu,somos fundadores velhos do PMDB, nos temos que sair para eles ficarem?
Simon disse que, apesar de não adotar o estilo que expõe as fragilidades da legenda, concorda com a maioria das criticas de Jarbas ao PMDB,mas ele não fala apenas do PMDB, fala do PT,PTB PSDB, de todos os partidos. É uma realidade, afirmou ao contrario de Simon, o senador Geraldo Mesquita, subiu a tribuna do senado para criticar a entrevista de Jarbas.

PSDB E DEM DIFICULTAM A DEFINIÇÃO DE CADAGRUPO TEMATICO!

O senado entra em sua tece ira semana de trabalhos com perspectiva de que não haja qualquer votação em plenário. Pelo PSDB e DEM, como retaliação falta de definição sobre a composição das 11 comissões temáticas da casa. Para o senador mineiro Eduardo Azeredo, mas é contestado elo PTB, que quer o cargo para o senador Fernando Collor; Já o DEM planeja emplacar o senador Demóstenes Torres DEM, na de constituição, justiça e cidadania e o PMDB reivindica a de assuntos Econômicos para o senador Garibaldi Alves. Ontem o senador Eduardo Azeredo, sempre recorrendo a hipótese deque tenha de ir para a decisão no voto contra Collor.
Cada comissão tem 19 membros que votam. Azeredo acredita que, neste caso, tem boas chances de vitoria, devido ao apoio do PT e DEM.
O surgimento de uma nova disputa, entre a senadora Ideli Salvatti, do PT, e o senador Valdir Raupp, do PMDB. Ideli tem a seu favor, como o próprio Azeredo, o esforço é para que haja um acordo entre as lideranças; o precedente (criado por Collor) trás um problema: pode gerar outras disputas (por comissões),analisou o senador.
Por ser contestada pelo senador Renan Calheiros. Torres foi um dos senadores que forçaram a renuncia de Calheiros, dois anos atrás, por causa do escândalo com lobistas de uma empreiteira. O primeiro deles é a conversão da medida provisória que dá à caixa econômica federal instrumentos para assegurar mais recursos ao projetos do governo de financiar 1 milhão casa de baixo custo par pessoas com renda ate três salários mínimos.
Neste ano compromissos de campanha do candidato eleito, senador Jose Sarney PMDB, vêm gerando confrontos que resultam na ameaça de obstrução. O impasse ontem com Sarney e com o líder da minoria, senador Mario Couto, mas não estavam em Brasília. Já o secretario- geral da mesa, senador Heráclito Fortes, informou que não tinha informações que confirmassem a realização de reunião do colégio de líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário