terça-feira, 7 de abril de 2009

PSDB JÁ ARTICULAM PREVIAS.


PREVIAS TUCANAS!


O assunto político relevante do momento são as previas do PSDB. A opção de um partido por determinado sistema de escolha de candidatos, no fundo, é uma questão técnica, que interessa mais de perto a um contingente pequeno da população. No Maximo, uns 10% a 15% das pessoas, as muitos ligadas em assuntos do gênero, têm motivação para acompanhar uma discussão,como essa e olhe lá.
Um dia, alguém decidirá o nome de quem vai estar na urna eletrônica e o cidadão escolherá se o sufraga ou não sem se preocupar com o processo que levou a fulano ou beltrano. No Brasil de hoje, além dos petistas, que representam cerca de 15% do eleitorado, temos os Lulistas, que não necessariamente gostam do PT, mas que desenvolveram sua identidade como eleitores de LULA ao votar nele por duas ou mais vezes, nas oitos em que disputou uma eleição presidencial em primeiro ou segundo turno. Ainda assim, o discussão que atualmente ocorre dentro do PSDB interessa aos pais. De um lado, pela obvia razão de que dela saira o nome do provável adversário da candidatura apoiada por LULA e o PT, que, a menos que algo de surpreendente aconteça, será a Ministra Dilma Rousseff.
De outro lado, a questão das previas tem conseqüências institucionais, nossa tradição, desde a redemocratização, são de os partidos definirem seus candidatos em processos internos, limitados, quase sempre, às cúpulas partidárias, quando não a seus déspotas. E um avanço democrático, que já ocorreu em vários lugares do mundo, sempre com bons resultados. Mesmo que, nos últimos dias,o governador de São Paulo tenha dito que aceitava o convite de seu colega para uma agenda de viagens aos estados, sua antipatia pelas previas e manifesta, assim olhando por outros olhos ate não da para tirar a razão de Serra.
Se o instituto das previas já existisse entre nós, recusar-se apassar por elas seria impossível,mesmo para quem estivesse em vantagem nas pesquisas e nas articulações políticas. Mas, como elas não existem aqui, por qual motivo Serra deveria concordar em criá-las justo agora, quando sua melhor chance de chegar ao planalto se apresenta? Ele talvez até concorde que as previas são boas, em tese,para o partido, mas ninguém faz política em tese e sim em realidade.
As razões de Aécio são evidentes, para ele a tese e a realidade se casam a defesa de uma tese com claro conteúdo democrático é estratégica para ele, ao contrario de Serra. Para Aécio, enquanto Serra fica com a posição menos simpática,para o partido, o certo é que é uma decisão muitíssima difícil.


PREVIAS:

As previas do PSDB ainda vão dar muito no que falar antes da eleição. O governador Aécio, ou não, como deseja o governador Serra, a discussão sobre esse modelo para escolher os candidatos do partido já e um grande passo. O PSDB quer saber apartir de qual data as previas podem acontecer, se é possível que os pré-candidatos façam campanhas entre filiados, se a legenda pode captar doações para financiar os gastos e se as urnas eletrônicas podem ser cedidas pela Justiça Eleitoral. Pois nunca um candidato foi coroado para disputar um mandato dês ta maneira. Nem o PT, um dos partidos considerados mais democráticos, pelo menos no estatuto nunca escolheu um candidato assim. Prevalece sempre a vontade dos caciques da legenda. E que no Brasil não existe obrigatoriedade de consultas primarias, como acontece no EUA. A legislação que rege os partidos Brasileiros da autonomia absoluta para qu eles decidam a melhor forma de escolher que serão seus representantes nas disputas eleitorais. Mas uma votação com não filiados,com certeza de uma mudança profunda na estrutura eleitoral Brasileira, dominada caciquismo político.

BRIGA E GUERRA.

Partidários de Serra já começam a se movimentar para acabar o acordo feito com a direção do PSDB para a escolha democrática do candidato da legenda em 2010. O líder do PSDB na câmara Jose Aníbal: defendeu que seja feito um processo mais simples que a realização das previas, para definir entre Aécio e Serra, o candidato do partido a sucessão do presidente LULA. O leque de opções passou a admitir a realização de previas, mas acredito que possa haver uma convergência que permita a escolha dentro da própria convenção nacional, ponderou Aníbal. Ele atribuiu a imprensa à única responsabilidade pela transformação da alternativa de realização tucano. A resposta foi rápida pelo secretário-geral Danilo De Castro, ele estranhou as declarações de Aníbal e não vê nele autoridade para propor uma mudança nos plano aprovado por ampla maioria dos lideres do PSDB. Para ele as previas estão consolidadas o suficiente para já haver, da parte de Aécio, um desafio publico , aceito por Serra, de viajarem em dupla pelo pais em busca de um debate democrático que defina a escolha do candidato oficial da legenda.


REIVINDICAÇÃO:

A realização das previas, é uma reivindicação do governador mineiro Aécio, que desde novembro,informou ao presidente do PSDB, senador Guerra, o lançamento de sua pré-candidatura presidencial, em contra posição ao até então incontentável e favorito candidato do partido o governado Serra. Já a que discorde, pois, a favor da simplificação do processo em função das pesquisas eleitorais. Rafael Guerra, disse que á hipótese só será admitida se forem para subsidiar a convenção-nunca para eliminar a consulta as bases. São mais de 1,2 milhões de filiados, uma previa com esse tamanho teria grande peso dentro da convenção. Aníbal considerou positiva, a exposição junta dos dois candidatos e cotou ótimas administrações nos seus estados. Aníbal disse que a convenção partidária tem representatividade e autoridade para definir o candidato! Ele acredita que esse seja o caminho da convergência para a escolha do candidato do PSDB que vai disputar possivelmente com a ministra Dilma. Não se trata de um ou de outro abrir mão, para vencer o desafio é crucial uma convergência entre pré-candidatos, o grupo de Aécio defende que a escolha seja feita por meio de consulta aos filiados do PSDB. Aécio vai ter que continuar sua campanha em favor da realização de previas internas dentro do PSDB pelo direito a indicação de sua candidatura. A reação fria do palácio dos bandeirantes a movimentação de Aécio tem exposto o distanciamento ao assunto previas numa clara demonstração em confrontar o favoritismo de Serra as pretensões Mineiras.

RAPIDINHAS:

LULA passou ileso no testes das vaias cariocas, chegou de maneira discreta e quase não teve contato com a população. Ficou ate as 05: 00s da madrugada acompanhando os desfiles e ainda jogou camisinhas para o publico.
Lula saiu de La prometendo voltar ano que vem. Dona Marisa não resistiu e desceu até a passarela para ver de perto o desfile,tudo sem sustos,ao contrario da ultima visita de um presidente ao sambódromo.


Por falar em presidente o marketing de LULA e tão ousado, que o nome do cometa que deve ter passado na contra-mão , perto da terra na madrugada se chama Lulin


O senador Jarbas, promete um novo ataque ao PMDB na próxima semana. Dessa vez devera vir em forma de discurso na tribuna do senado, e esperar para vermos como vai ser o fogo do Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário